Pesquisar receitas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

feijoada


Receita de Feijoada Brasileira


Ingredientes:
1kg de feijão preto
500 g. de carne seca bovina
500 g. de costela de porco salgada, ou defumada
2 pé de porco salgado
200 g. de rabo de porco salgado
100 g. de orelha de porco salgada
200 g. de lombo de porco defumado
100 g. de paio
100 g. de linguiça portuguesa
100 g. de língua de boi defumada
50 g. de bacon
200 g. de cebola picada (para o tempero do feijão)
100 g. de alho picado (para o tempero do feijão)
6 folhas de louro (para o tempero do feijão)
2 copos de suco de laranjas
1/4 de xícara de vodka ou aguardente
Preparo:
Limpar bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pêlos e colocando-as de molho em água por 24 horas, trocando-se a água três a quatro vezes durante este período.
Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura.
Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Meia hora depois coloque a língua, o rabo e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a linguiça, o paio e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.
Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em duas xícaras de óleo previamente aquecido, colocando na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes.
Junte o aguardente e o suco de laranja.
Após duas horas comece a testar o grau de cozimento da carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.
Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos

Receita de Feijoada

Ingredientes
1 kg de feijão preto
1 peça de costelinha de porco
300g de carne de seca
300g de carne de porco defumada
300g de paio
200g de linguiça cabanossi
200g de linguiça calabresa
200g de linguiça temperada com alho
1 cabeça de alho
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
3 ou 4 folhas de louro
3 colheres de sopa de azeite
2 a 3 litros de água
Modo de fazer
Prepare o feijão: Cate o feijão para retirar pedaços de cascas, pedrinhas e outras sujeiras. Depois lave bem numa peneira e ponha de molho a noite toda numa tigela com água o suficiente para cobrir o feijão e passar mais uns 3 dedos. No dia seguinte quando fôr cozinhá-lo, acrescente mais água se achar necessário. A água deve cobrir o feijão, as carnes e ainda sobrar uns 2 dedos.
Prepare as carnes: Para as linguiças, basta apenas cortá-las em rodelas de +/- 1 a 2cm. No caso do paio, retire antes a casca se estiver grossa. Quanto às carnes, é bom diminuir ao máximo a quantidade de gordura, limpando-as sobre uma tábua com uma faca afiada. Retire toda a gordura que conseguir, pois ao cozinhar a gordura se desmancha deixando a feijoada muito gordurosa.
DICA: A carne seca costuma ter muito sal, portanto é preciso ter cuidado com os temperos. Se preferir, pode dar uma fervida nela antes e jogar a água fora, retirando, assim, o excesso de sal.
Facas com lâminas feitas de cerâmica não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.
Cozinhe o feijão c/ as carnes: O feijão pode ser cozido em panela de pressão, ou numa panela grande comum.
Panela de pressão: Divida a quantidade em 3 ou 4 partes, dependendo do tamanho da panela. Ponha uma parte do feijão, uma parte da carnes (menos a costelinha) e linguiças, uma folha de louro e acrescente água se fôr necessário. Tampe a panela, segundo as instruções do fabricante, e cozinhe tudo por 20 minutos desde o começo. Comece com fogo algo e no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, abaixe o fogo. Quando estiver pronto, retire a panela do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado e vire o feijão cozido com as carnes numa panela maior. Repita essa operação até terminar de cozinhar todo o feijão com as carnes. Na panela maior, junte então as costelinhas e deixe cozinhar até que fiquem macias e o caldo do feijão engrosse.
DICA: Nunca encha a panela de pressão acima da metade, pois caso contrário, quando começará a pegar pressão, o caldo começar a sair pelo furo da tampa da panela e dificultará o cozimento.
Panela comum: Coloque o feijão, as carnes (inclusive a costelinha), as linguiças e as folhas de louro e deixe cozinhar até que fique tudo macio. Vai demorar um pouco mais, mas ficará igualmente saborosa. Se achar necessário acrescente mais água para formar um caldo gostoso e encorpado.
Tempere a feijoada: As carnes irão dar ao feijão um sabor especial e dependendo de seus temperos, pode ser que nem precise adicionar mais sal. Ascrescente a pimenta do reino moída e mexa. Prove o caldinho e avalie se já está bom de sal ou não. Caso precise adicione mais sal aos poucos, sempre provando. O feijão irá dar às carnes uma cor escura por fora, mas mantendo o sabor e acrescentando maciez. Descasque o alho e pique fininho ou esprema. Em uma frigideira pequena, doure-o no azeite e jogue sobre o feijão. Mexa tudo e prove.
DICA: Observe se formou uma camada fina de gordura na superfície. Isso acontece por causa da gordura das carnes que se dissolveram. Com uma escumadeira retire todo o excesso que conseguir para ficar com uma feijoada mais light.

Nenhum comentário:

Postar um comentário