Páginas

Pesquisar receitas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

geleia de rosa

Se você adora uma geléia para comer com torradinha de manhã ou no café da tarde, então não pode deixar de experimentar a geléia de pétalas de rosas.  Pode parecer meio esquisito mas muita gente sabe que algumas flores são comestíveis e entre elas alguns tipos de rosas estão incluidos nessa lista.
E além de ser uma receita exótica e altamente afrodisíaca é realmente deliciosa com um sabor único e inesquecível. Surpreenda o seu namorado ou quem você ama servindo uma linda mesa de café da manhã e inclua a geléia de pétalas de rosas. Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo.
Receita de Geléia de Pétalas de Rosas:
* 250g de pétalas de rosa rosadas ou comestíveis
* 2 xícaras de açúcar
* 4 1/2 xícaras de água
* suco de 2 limões, com sementes
Modo de Preparo:
Selecione uma cor ou use cores variadas. A cor das pétalas vai passar para a geléia, e algumas variedades de rosas são mais saborosas que outras. Rosas vermelhas ou rosadas bem fragrantes frequentemente são as utilizadas para fazer geléia.”Rose a parfum de l’Haye”, “Caprice de Meilland”, and “Baron Girod de l’Ain” mantém bem seu aroma durante a cocção.
Lave as pétalas e corte o fundo branco de cada uma. Antes de comê-las ou usá-las na culinária, elas devem ser lavadas muito bem, para remover qualquer tipo de produto químico. O ideal mesmo é usar rosas cultivadas especificamente para fins culinários. Verifique se há insetos, detritos, terra e discarte pétalas marrons.
Deixe as pétalas na água por três dias. Este passo é opcional.
Coloque as pétalas em uma tigela e borrife açúcar sobre elas, tendo a certeza de que todas as pétalas estejam coberta. Machuque-as com os dedos e cubra a tigela com filme plástico. Deixe dormir de um dia para o outro em um local frio que não seja nem muito seco nem muito úmido (como a geladeira).
Coloque o restante do açúcar em uma panela com a água e o suco de limão, dissolvendo em fogo baixo. Inclua os gomos e sementes do limão, para contribuírem com mais pectina, o que vai engrossar a geléia. apesar de algumas receitas não pedirem isto, e a escolha é sua.
Adicione as pétalas na mistura e deixe por 20 minutos, ou até levantar fervura e cinco minutos depois disto, para que engrosse. Se tiver um termômetro, cozinhe e mexa até que a geléia chegue a 105°C (não deixe o bulbo do termômetro tocar o fundo da panela) ou até que uma colherada em um prato frio mantenha seu formato.Se deixou as sementes do limão, remova-as agora com ajuda de uma colher.
Coloque em um jarro de geléia limpo e esterelizado e coloque a tampa e rótulo. Se não for ser usada em breve, siga os procedimentos de enlatamento, e armazene em local protegido

Nenhum comentário:

Postar um comentário